segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Maytréia 20: Xeque-Mate

— ...então, não sentirei mais nada?

— Mais nada. Você estará em nós, e nós todos estaremos com a Causa.

O entropista continuava me olhando com aquela atitude inexpressiva, como se pouco se importasse com minha decisão.Ele sabe que não há o que temer de minha parte, uma vez que quem o procurou fui eu.

— Haverá um resquício de sua personalidade humana. Mas ela estará despojada da dor, do apego, enfim, de tudo o que causa o sofrimento.

— Serei uma espécie de fantasma vivo, incapaz de sentir qualquer coisa...

— E não é o que quer? Nenhuma das sensações terrenais tem importância quando comparadas à quietude do vazio, o elemento primordial. As Escolas Iniciáticas prometem após inúmeras encarnações o que podemos dar-lhe agora: a integração na Causa Primária.

O homem-vazio levanta-se com gestos calculados e retira do bolso um cartão todo negro. Suas mãos, brancas como cera, não têm vincos.

— Quando se decidir, este cartão dirá onde nos encontrar.

Ele pega seu chapéu e seu casaco e volta ao frio do inverno curitibano. Há uma cadência rítmica em seus passos que chega a ser hipnotizante. Eu o observo pela vidraça do restaurante. Há cinco anos atrás, ele caminhava com um gingado engraçado, hilário em homens de sua estatura. Ele também tinha um tique, ficava estalando os dedos da mão direita o tempo todo. Tudo isso sumiu depois que ele mergulhou no vazio.

Seu motivo foi a morte de seu filho. O menino foi capturado por agentes centriários e teve toda sua vitalidade drenada. O corpo foi encontrado numa lixeira, e nenhum legista soube precisar a causa da morte do menino. Ele só tinha seis anos, e toda a seiva que alimentaria seu desenvolvimento hoje corre nas veias de um dos trezentos. O vazio amenizou sua dor, e ele, de alguma forma, continua combatendo os inimigos que mataram seu garoto.

Saio para a noite e respiro o ar gelado. Caminho pelas ruas do bairro de minha infância, revejo casas, rostos. O velho colégio. Numa das árvores da calçada, minhas iniciais talhadas com um velho canivete. Ainda o guardo comigo. Estas lembranças costumavam me dar força...

Perto do centro, o apartamento onde morei com minha mulher. Ela dava aulas no primário, e o apartamento vivia cheio de picotes de papel, tesouras e tubos de cola. Houve épocas de minha vida em que só conhecia músicas infantis. Às vezes, ainda me pego cantarolando algumas delas. E “Peixe vivo”. Não é uma música infantil, mas a letra era fácil e seus alunos adoravam.

“Como poderei viver? Como poderei viver? Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia, e é por isso que reclamo, sem a tua companhia...”

Lágrimas quentes, ar gelado e uma sensação de embaraço toda vez que isso acontece. Tiro as luvas, limpo meu rosto e pego o cartão. Eu estou indo, querida.

** **

A venda é retirada e estou numa sala toda branca. Não há qualquer móvel, além de uma cadeira de madeira, gasta e sem verniz, onde estou sentado. Fui despojado de todas as coisas que carregava. Exceto uma.

— Quando a ganga de humanidade lhe for removida, você receberá o abraço de Tânatos e provará da morte que não é fim, mas começo. À medida que sua personalidade for consumida pelo vazio, sua consciência mergulhará na Causa, e tudo será paz...

Eu vejo Arnaldo entre os ritualistas. Grandalhão e aprumado. Ele era um bom jogador de xadrez. De alguma forma, continua sendo. O que os entropistas jamais souberam é que ele nunca ganhou uma partida de mim.

De cabeça baixa, mãos unidas, deixo escorregar da manga do casaco o inofensivo canivete, com lâmina de cinco centímetros, enferrujado e cego. Mas prenhe de recordações. Ainda garoto, estava colocando minhas iniciais junto com as de minha mulher na árvore quando um inspetor do colégio me pôs para correr. Sobre a mesa, lá ficava ele, cheio de isopor e cola, depois de prontas as maquetes que deslumbrariam as crianças. Memórias, memórias doces de um tempo inocente, cheias de força como o sol matutino que derrete a geada invernal.

Arnaldo fez sua jogada: sabia o quanto eu a amava e dependia dela — bispo derruba rainha, xeque. O caco de personalidade que lhe restou imaginava que agiria como ele, quando perdeu seu filho.

Meu corpo astral começa a fervilhar com a energia emocional que convoco. Rilho os dentes e canalizo toda essa força para meu duplo etérico. Isso faz o sangue borbulhar em minhas veias, e todos os zumbis entropistas percebem, tarde demais, o engodo. Eu realmente quero morrer, idiotas, mas não em doses homeopáticas.

Rei flamejante para bispo e todo o resto do tabuleiro. Bum!

XEQUE-MATE.

Quando fores surpreendido, surpreende o inimigo.

(Sun Tzu, A arte da guerra)

Um homem sem nada a perder é um homem sem medo.

(Frank Miller, A queda de Murdock)

XEQUE-MATE foi escrito por Renato Simões

Retorne ao Universo Germinante

Nenhum comentário: